terça-feira, 15 de março de 2011

QUAL O AÇÚCAR IDEAL PARA USAR NA CULINÁRIA???


TIPOS DE AÇÚCAR EXISTENTE NO MERCADO

Só de pensar na variedade de doces que podemos fazer com o açúcar, logo pensamos que é quase impossível viver sem essa delícia. Há vários tipos de açúcar no mercado, mas existe uma grande diferença entre o processo de fabricação de cada um deles que acaba afetando na quantidade de vitaminas e sais minerais (e até nas calorias). Veja aqui qual é o tipo ideal para você usar naquela sobremesa maravilhosa ou apenas para decorá-la. Mas lembre-se: é importante que você fique de olhos abertos na quantidade de açúcar que vai consumir. Procure saber qual é o melhor tipo para você e a sua família usar no dia a dia.


Açúcar de confeiteiro

Também conhecido como o glaçúcar, é ideal para o preparo de chantilly, coberturas e glacês mais homogêneos, pois possui grãos super finos que permite uma mistura mais eficaz, mesmo a frio. No processo de fabricação, o refinamento é sofisticado e inclui a adição de amido para evitar que os microcristais se juntem novamente. Por ser um açúcar super fino (parece um talco para bebês), é o tipo ideal para decorar tortas, bolos e biscoitos.

Açúcar orgânico

Nesse tipo de açúcar, não é utilizado ingredientes artificiais ou agrotóxicos em nenhuma etapa do ciclo de produção. É considerado natural desde o plantio, sem adubos e fertilizantes químicos, até a embalagem biodegradável. O açúcar orgãnico tem o mesmo poder de adocante do açúcar refinado, porém é mais caro, mais grosso, mais escuro e preserva parte de seus nutrientes. Esse é o tipo mais “saudável”, mas isso não quer dizer que você deve consumí-lo em maior quantidade. Você pode substituir o refinado pelo orgânico na hora de preparar as sobremesas.

Açúcar cristal

Esse açúcar tem como característica cristais grandes, transparente ou levemente amareladas e possui praticamente as mesmas propriedades do açúcar refinado. Existe também o açúcar cristal colorido, que contém corantes alimentícios. É perfeito para preparar receitas e adoçar líquidos e para uso decorativo em pães, docinhos e biscoitos.

Açúcar refinado

Este é o açúcar mais utilizado na culinária por e o mais comum de ser encontrado nos supermercados. Sua fórmula é composta por grãos finos e irregulares que são fáceis de serem dissolvidos e misturados. No processo de fabricação, é adicionado produtos quimicos para que ele fique branquinho e saboroso, porém ocorre a perda de vitaminas e sais minerais.

Açúcar mascavo

Suas características é um açúcar escuro, úmido e sabor forte, pois é extraido depois do cozimento do caldo da cana. Ele conserva o ferro, calcio e outros sais minerais, mas por ter um gosto bem parecido com o do caldo da cana, não agrada a todos os paladares. É um açúcar bastante recomendado por nutricionistas por possuir mais nutrientes do que os outros e ter um preço acessível. Fica gostoso se você utilizar o açúcar mascavo em tortas, bolos e pães.

Açúcar Venille

É um açúcar que contém vaniline, um produto químico com aroma e sabor de baunilha. Perfeito para preparar biscoitinhos caseiros e bolos simples sem recheio. É mais difícil de ser encontrado no mercado, mas uma dica para obter um resultado parecido em casa é adicionar uma colher (café) de essencia de baunilha para cada colher (sopa) de açúcar refinado na receita.

Açúcar líquido

Esse tipo de açúcar é bastante usado em indústrias alimentícias para o preparo de bebidas gasosas, doces, balas e é dificil ser encontrado em supermercados. Para preparar em casa, basta dissolver o açúcar refinado em água. É bom para preparar caldas e coberturas de sobremesas

Açúcar light

É mais doce do que o açúcar refinado, porém o indice calórico é muitio mais baixo. Um cafezinho, por exemplo, precisa de seis gramas de açúcar refinado, e duas gramas do light para ficar com o mesmo sabor. Por conter sacarose (açúcar comum), não é indicado para diabéticos.
Bom para preparar receitas de mousse, gelatinas e até saladas.

Açúcar Demerara

É um açúcar com sabor mais intenso e que tem o processo de fabricação bem parecido com o açúcar cristal, mas não recebe aditivos químicos. Os grãos tem aparência marrom-claro ou caramelo e são levemente mais úmidos, devido ao alto teor de melaço de cana que envolve o açúcar. É dificil de ser dissolvido e é perfeito para preparar pães e biscoitos.

Fonte: M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário