segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

GASTRONOMIA MOLECULAR E COZINHA MOLECULAR

Gastronomia Molecular
   Está relacionada apenas à investigação científica dos processos físicos e químicos associados ao cozimento dos alimentos, ou seja à produção do conhecimento.

Cozinha Molecular
    A técnica culinária visa diretamente a produção de alimentos, a nova tendência culinária que utiliza as novas ferramentas, ingredientes e métodos desenvolvidos através das pesquisas em Gastronomia Molecular.

Gastronomia Molecular: uma ciência culinária

Gastronomia Molecular ou Gastronomia Física (GM) é um termo que foi definido em 1988 pelo físico húngaro Nicholas Kurti e pelo químico francês Hervé This como uma tentativa de criar a base para uma nova disciplina científica dedicada ao estudo dos processos físicos e químicos que ocorrem durante o cozimento dos alimentos, tanto em nossos lares como nos restaurantes.
Segundo Hervé This, a Gastronomia Molecular ultrapassa o estudo dos mecanismos relacionados à transformação dos ingredientes, englobando os aspectos sociais, artísticos e técnicos da preparação e do consumo dos alimentos. Hervé é um dos principais pesquisadores mundiais na área de Gastronomia Molecular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário